III Seminário Nacional de Actores do Desenvolvimento Comunitário

Sua Excelência Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Prof. Doutor Eng°. Jorge Olívio Penicela Nhambiu, orientou no dia 30 de Novembro próximo, a cerimónia de abertura do III Seminário Nacional de Actores do Desenvolvimento Comunitário, no Parque de Ciência e Tecnologia da Maluana, na Província de Maputo, Distrito da Manhiça. O seminário teve como principal objectivo, partilhar as diferentes experiências de desenvolvimento comunitário baseadas na investigação e transferência de tecnologias entre os participantes.

O evento em alusão foi promovido pelo Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário (CITT), instituição tutelada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, e co-organizado pela Direcção Nacional de Desenvolvimento Rural (DNDR) do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural; Direcção Nacional de Agricultura e Silvicultura (DINAS) e Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), ambos do Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar; Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM); OXFAM Novib; e SEPPA Agro-Negócios.

Participaram no referido seminário, actores de desenvolvimento comunitário baseado em investigação, transferência de conhecimento científico, tecnologias e inovação, dentre elas: instituições públicas, instituições de ensino e de investigação, agências de desenvolvimento económico local, sector privado, ONGs e inovadores que estejam engajados em diversas actividades ligadas ao desenvolvimento comunitário.

O III Seminário Nacional de Actores do Desenvolvimento Comunitário, culminara com a criação de uma base de dados nacional dos diferentes actores de desenvolvimento comunitário baseado em investigação, transferência de tecnologias e inovações com vista ao estabelecimento de um espaço de partilha de experiências entre os diferentes actores, garantir o registo e a disseminação das boas práticas para a sua réplica em outras comunidades e minimizar a duplicação de esforços e desperdício de recursos devido a falta de conhecimento de outras acções similares em curso no mesmo grupo alvo.

De referir que a área eleita para o debate neste III seminário, é a agricultura, vista como objecto prioritário do presente quinquénio do governo moçambicano, que foca o aumento da produção e produtividade em todos os sectores, com ênfase na agricultura.

Importa realçar, que o CITT foi criado pelo Decreto no. 36/2010, de 01 de Setembro, que possui como atribuições, entre outras, garantir, em coordenação com as comunidades, o desenvolvimento de actividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, transferência de conhecimentos, empreendedorismo, incubação de tecnologias e negócios e, transferência de tecnologias para o benefício local.

[WRGF id=366]

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.